Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Água da piscina verde? Saiba como tratá-la!

Água da piscina verde? Saiba como tratá-la!

Está em casa, olha pela janela e… vê a água da piscina completamente verde! Já lhe aconteceu?

Na verdade, este é um caso bastante comum em muitas casas portuguesas durante os meses de inverno.  Nos meses frios, a piscina não é praticamente utilizada e são muitos os proprietários de piscinas que se esquecem de continuar a tratar da água e da manutenção da piscina, regularmente. Resultado? Água da piscina verde!

Tal pode acontecer muito rapidamente, devido a mudanças bruscas de temperatura, trovoadas ou até ventos portadores de sujidade, que contaminam a água com micro-organismos e que favorecem o aparecimento de algas… Assim que a água da piscina fica verde, significa que está infetada e, como tal, pode ser nociva para a saúde de toda a família. 

Se este é o seu caso, não leve já as mãos à cabeça preocupado por ter de esvaziar completamente a sua piscina… Vamos mostrar-lhe como resolver o problema de forma eficaz sem desperdiçar todos os litros de água!

  1. Ajustar a alcalinidade e o pH da piscina

O primeiro passo para tratar água da piscina verde é medir e ajustar a alcalinidade total e o pH. Para tal, irá necessitar de um estojo de análise de água.

O ideal será ajustar a alcalinidade para valores entre 80 e 150 ppm e o pH para um valor neutro (entre os 7,0 e os 7,4). Este processo deve ser feito com a bomba ligada para que os compostos químicos circulem pela piscina. A causa mais comum de desenvolvimento de algas é um insuficiente tempo de filtração e desinfeção em relação à temperatura da água. Isto é mais comum acontecer quando as condições climatéricas mudam rapidamente

Além de ajustar estes valores, faça também uma ligeira limpeza às paredes da piscina, com aspirador ou manualmente, pois algumas algas podem estar agarradas à estrutura da piscina.

  1. Aplicar o tratamento de choque

Quando estabilizar os níveis de alcalinidade e pH, é extremamente importante realizar um tratamento de choque à água. Este tratamento é feito através de um produto que possui altos níveis de cloro, limpando completamente a água de algas e bactérias e tornando-a novamente cristalina e sã.

Deixe o produto atuar durante algum tempo, seguindo sempre as indicações do produto ou da sua empresa de piscinas.

  1. Aspirar a piscina

Após terminar o tratamento de choque à água da piscina verde, recorra a um aspirador automático próprio para limpar o fundo e as laterais da piscina, retirando as algas mortas.

Deve também acionar novamente o filtro da piscina para garantir que todas as algas mortas são eliminadas, lavando-o posteriormente.

Por fim, volte a confirmar os níveis químicos da sua piscina com um kit de teste, de forma a comprovar a normalidade da água.

Com estes passos simples consegue eliminar qualquer água da piscina verde e preparar a sua piscina para o próximo verão. No entanto, não se esqueça que para evitar este constrangimento deve fazer a manutenção da sua piscina durante todo o ano!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *