Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Aquecimento de Piscina: Tudo o que deve saber!

Aquecimento de Piscina: Tudo o que deve saber!

Prolongar a utilização da piscina é a melhor maneira de rentabilizar rapidamente o investimento efetuado. Para tal, torna-se imprescindível encontrar a solução ideal para o aquecimento de piscina durante os meses mais frios.

As opções de aquecimento são numerosas e têm evoluído bastante nos últimos anos. À parte do aquecimento solar, o mais económico, mas também o único dependente de fatores incontroláveis como as condições atmosféricas, existem as seguintes soluções de aquecimento:

Bomba de Calor: A solução ideal e a mais económica. Tem um super-rendimento, visto que por cada 1kW consumido restitui cerca de 5kW à água. Ou seja, torna-se cinco vezes mais económico que o aquecimento elétrico.

Resistência Elétrica: Uma solução simples, de baixo investimento mas com um consumo elevado.

Permutador: Uma solução astuciosa que tira partido do sistema de aquecimento central da moradia para aquecer a água da piscina. De baixo investimento, tem algumas limitações, sendo uma delas a distancia entre a caldeira e a filtração.

Caldeira a Gás: A solução mais rápida de aquecimento mas também a que comporta o maior consumo energético.

A titulo comparativo, o quadro seguinte mostra-nos os consumos das diversas soluções apresentadas:

Comparativo de Consumos* no Aquecimento da Piscina

O aquecimento da água da piscina, através de Bomba de Calor, é cinco vezes mais económico do que o realizado por um Aquecedor Elétrico. Esta diferença chega a ser de 12 vezes para uma Caldeira a Gás.

Graças às Bombas de Calor das Piscinas Waterair, o aquecimento de piscinas deixou de ser um luxo. Podemos constatar que esta é a melhor solução para o ambiente e para a carteira, visto que ajuda bastante a economizar, tanto a nível de energia como de despesa. Com a fiabilidade e eficácia mais do que comprovadas, estas duas opções não provocam nenhuma poluição direta, preservando a assim a camada de ozono.

A sua instalação deve obedecer a um esquema semelhante ao aqui apresentado.

 

Esquema de funcionamento Bomba Calor


Contacte-nos
e receba um estudo de implantação gratuito para a instalação de um sistema de um sistema de aquecimento de piscinas. Ganhe meses extra de bons mergulhos!

* Valores calculados com base das tarifas de custo energético em França em 2008.

Partilhar:

2 thoughts on “Aquecimento de Piscina: Tudo o que deve saber!

    1. Efectivamente sim. Sem uma cobertura (flutuante ou alta) o calor gerado pela bomba de calor será perdido para a atmosfera durante a noite. A instalação de uma cobertura ajuda a reduzir bastante o consumo energético da bomba de calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *