Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

FAQ

FAQ

Dúvidas e Perguntas Frequentes sobre Piscinas

Qual o custo por dia do funcionamento do motor da piscina Waterair?

Vai depender do volume da piscina e da altura do ano, sendo que a eletrobomba terá de trabalhar mais horas no verão do que no Inverno. Em média, o consumo será de 1,45€ por dia, trabalhando 8h por dia.


É preciso declarar os trabalhos de construção da Piscina na Camara Municipal?

Regra geral, será necessário uma Comunicação Prévia junto da CM.


Qual o consumo de água por ano de uma Piscina?

A água da piscina é renovada de forma gradual, tendo em conta a diferença entre a evaporação e as chuvas. Fora esta de compensação de nível, é aconselhado a renovação de 1/3 da água da piscina no início da época balnear, se estiver a usar pastilhas de cloro para desinfeção. Para saber como reduzir o consumo de água da sua piscina, siga o seguinte link: Como economizar a água da sua piscina


Qual o impacto da construção de uma Piscina no IMI?

O Coeficiente majorativo de uma piscina individual é de 0,06, para o cálculo do Valor Patrimonial tributário (no coeficiente Cq, qualidade e conforto)


Quais são as garantias da Piscina Waterair

A garantia da estrutura em aço da Piscina Waterair é de 20 anos e a garantia do Liner é de 12 anos, segundo as Condições Gerais de Garantia do Fabricante. Os restantes equipamento têm garantias de 2 a 4 anos, dependendo do equipamento.


Qual o método mais Ecológico de construção da uma Piscina?

Segundo os cálculos efetuados pela empresa especialista SYMOE, construir uma piscina em aço da Waterair é o método construtivo que menos emissões de CO2 emite para a atmosfera. Saiba mais em: Consciência Ecológica


Quantas horas deve trabalhar o motor da Piscina por dia?

O número de horas de filtração deve ser adaptado em função da temperatura da água, saiba mais no quadro seguinte: Guia de manutenção .

A filtração deve ser contínua e coincidente com o pico do sol (meio-dia). A filtração durante a noite e desnecessária na maioria dos casos


Por que é que a água da minha Piscina ficou verde?

Desenvolveram-se algas na Piscina! A temperatura aumentou muito rapidamente ultimamente? A causa mais comum de desenvolvimento de algas é um insuficiente tempo de filtração e desinfeção em relação à temperatura da água. Isto é mais comum acontecer quando as condições climatéricas mudam rapidamente (aumenta a temperatura acentuadamente e o número de utilizadores mas o tempo de filtração permanece inalterado, por exemplo).

Primeira coisa a fazer como com qualquer problema de tratamento de água é: Verificar o seu pH (idealmente deve estar entre 7 e 7,2 para maximizar o efeito do cloro, corrija-o se necessário com Easy Plus ou Easy Minus), assegure que o nível de cloro é suficiente (1,5 ppm) e que a filtragem da piscina é eficiente (tempo de filtração adaptado, filtro de cartuchos ou areia limpos).

Para recuperar a água, faça um tratamento de choque com Easy Clear C que irá matar as algas.

Utilize o aspirador manual e limpe as paredes com a escova para soltar as algas. Assim, as algas irão flutuar na piscina e o tratamento adicional será mais eficaz. Se isto tornar a água ainda mais verde, não entre em pânico, é normal!

Coloque a filtração em contínuo (posição I) até que a água esteja livre de resíduos. Após o tratamento de choque, é comum que a água se torne leitosa, é novamente bastante normal.

Para que isso não aconteça novamente e não veja mais sua piscina se transformar em uma lagoa, uma regra prática: faça manutenção regular com produtos de qualidade e ajuste o tempo de filtração à temperatura da água.


Como fazer a lavagem do Filtro de Areia da sua Piscina?

Em regra geral, o filtro de areia deve ser lavado sempre que o manómetro indique ume pressão superior de 1,1 bar (zona amarela), pois isto indica eu está a ficar colmatado. A lavagem do filtro é bastante simples, sendo descrita no vídeo seguinte: Video . A areia do filtro deve ser substituída a cada 5 anos.


Quando devo trocar os cartuchos do filtro da piscina?

Como regra geral, os cartuchos filtrantes têm uma vida útil que varia entre 2 e 5 anos, dependendo da sua manutenção. Uma boa manutenção regular e adequadamente executada garantirá uma maior longevidade. Em regra geral o filtro de cartucho deve ser limpo assim que o manómetro medidor indicar mais de 1,1bars de pressão (zona amarela). Quando após a lavagem esta pressão indicada não baixar significativamente, ou o filtro apresentar sinais de degradação, será a altura de fazer a substituição dos filtros.


Qual o sistema de filtração que devo escolher: Filtro de Areia ou Filtro de Cartucho?

Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens, cabendo a si escolher quais os argumentos que lhe são mais importantes. De modo resumido podemos dizer que o Filtro de Areia tem mais vantagem na comodidade e manutenção, enquanto as vantagens do Filtro de Cartucho assentam na qualidade de filtração e na poupança de água. Saiba as diferenças detalhadas em: Locais técnicos para a piscina