Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Proteção para Piscinas – 4 Dicas de Segurança

Proteção para Piscinas – 4 Dicas de Segurança

Hoje em dia muitos Portugueses são proprietários de uma casa com piscina ou uma segunda habitação com jardim e piscina onde, aproveitando o bom tempo, podem “escapar” para um refúgio seu.

No entanto não nos podemos esquecer que a piscina será sempre um local atrativo para as crianças e adultos, e que queremos passar muito mais tempo a utilizá-la do que a limpá-la, nem a considerá-la uma preocupação de segurança!

Assim sendo, a questão que muitos proprietários se colocam é a seguinte: Como proteger adequadamente a piscina durante um longo período de ausência?

Existem genericamente 4 tipos de dispositivos de segurança para proteção de piscinas privadas, sendo que cada um terá as vantagens e inconvenientes. São eles: Alarmes para piscinas sonoros, grades para piscinas/ barreira de segurança, abrigo telescópico (ou fixo) e coberturas para piscinas amovíveis/ lonas para piscinas.

Mas qual é melhor opção para a sua casa? Conheça já as características de cada equipamento, para auxilia-lo na sua decisão.

1. Alarmes para Piscinas

  • Existem dois tipos de Alarmes Sonoros: os Periféricos e os de Imersão. Comum a estes alarmes, é o facto de servirem “apenas” de barreira invisível à piscina, pois não existe nenhum impedimento real de pessoas e/ou animais de entrarem na mesma. O Alarme Periférico funciona por meio de raios infravermelhos invisíveis que circundam a piscina. Estes são originados e recebidos por uns pilares fixados em torno desta. Já o alarme de Imersão é instalado/fixado numa parede da piscina, em contacto com a água.
Alarme Perimétrico para Piscinas
Alarme Detetor de Imersão para Piscinas

Vantagens: são os mais discretos e menos onerosos. São uma boa opção para emitir um sinal de alerta nas alturas em que não é suposto alguém aceder à piscina. 

Desvantagens: o estrondoso alarme emitido não impede fisicamente de algo ou alguém entre na piscina. Os Alarmes Periféricos, ainda podem usar o “susto” da sirene, pois esta começa a funcionar antes de uma hipotética queda na água. Os de Imersão apenas são ativados depois de um mergulho na água de um objeto pesado ou pessoa ou animal. Este tipo de alarme para piscina quando o proprietário se encontra a alguns quilómetros de distância, não se torna útil para prevenir casos de quedas. Também não mantêm a piscina limpa pois não evitam a queda de lixos e folhas.

2. Vedação para piscina

  • A Barreira ou vedação para piscina é um meio muito eficaz de restringir o acesso à zona da piscina. Elas podem ser de vários materiais, como acrílico, gradeamento ou uma rede ou cerca para piscinas, podendo ser amovíveis ou fixas.
Barreira fixa para piscina
Barreira Segurança Amovível para Piscinas

Vantagens: muito eficaz com crianças e animais. As barreiras amovíveis depois de retiradas, deixam a piscina com uma vista desimpedida.

Desvantagens: oferecem apenas a função de segurança. O seu preço pode ser elevado e as fixas/permanentes podem “ferir esteticamente” a zona da piscina.

3. Proteção para piscina “Abrigo”

Abrigo de Piscina modular

Vantagens: Esta proteção para piscina quando devidamente fechada, impede o acesso à piscina a qualquer pessoa ou animal. Sozinha ou em combinação com um sistema de aquecimento aumenta bastante a temperatura de água, permitindo assim usar a piscina durante todo o ano. Com a grande vantagem de proteger totalmente a piscina contra a sujidade.

Desvantagens: Preço bastante elevado. Em alguns casos pode afectar a estética do jardim.

4. Lona para piscina

  • Cobertura de Piscina: Existem vários tipos com funções distintas (proteger, segurança, aquecimento) e inclusive com multifunções combinando estas que foram descritas.
Cobertura de Piscina Qualifil

Vantagens: as lonas para piscinas que cumprem as normas internacionais, são perfeitamente seguras suportando o peso de um adulto ou animal. São económicas e protegem a piscina das sujidades e folhas. São fáceis de colocar e quando desmontadas podem ser armazenadas num ligar discreto.

Desvantagens: necessitam de ser retiradas para se poder usufruir da piscina e de novo colocadas se a queremos proteger.

Em resumo, os alarmes requerem a intervenção do proprietário. Depois entre Barreiras, Abrigos e Coberturas, o nível de segurança é muito bom, só desempatado pela questão do preço. Neste sentido, a melhor relação entre custo/qualidade está presente nas coberturas para piscina, sendo este o sistema que as Piscinas Waterair recomendam para a sua casa de primeira habitação e também para casas secundárias.

Pode efetuar o download do Catálogo de Acessórios onde constam os produtos indicados, ou contactar diretamente um dos nossos agentes para uma análise e avaliação da melhor opção de segurança e proteção da sua piscina.  

Partilhar:

2 thoughts on “Proteção para Piscinas – 4 Dicas de Segurança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *