Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Tratamento de piscina com sal – Eletrólise de Sal

Tratamento de piscina com sal – Eletrólise de Sal

A Eletrólise por Sal (também conhecida por Cloração Salina) é um tratamento de piscina com sal e é uma ótima solução de desinfeção automática da água da sua piscina. Como é que funciona e quais as suas vantagens?

A palavra “Eletrólise” vem do grego e significa “destruição por eletricidade”. O seu princípio é simples: a água ligeiramente salgada passa através de uma célula elétrica que vai separar as moléculas do sal. Como resultado, estas moléculas transformam-se em hipoclorito de sódio (uma forma de cloro). Uma vez destruídas as algas e bactérias, este cloro volta-se a transformar em sal.

Neste tratamento de piscina com sal torna-se então necessário colocar sal na piscina para que a eletrólise possa acontecer. O sal utilizado é o mais comum, do tipo alimentar. A concentração de sal recomendada anda em torno das 5g/l (a título comparativo, a água do mar tem cerca de 35g por litro). Assim sendo, uma piscina de 50m3 necessita de 250kg de sal.

Como estamos em presença de um ciclo fechado de transformação sal/cloro, a concentração de sal mantém-se estável ao longo do tempo, pois o sal não evapora (tal como o funcionamento das salinas). No entanto, é necessário controlar a concentração de sal na água depois de reencher a piscina (por exemplo, quando se fazem lavagens aos filtros de areia). Os melhores aparelhos realizam este controlo e o tratamento da piscina com sal de forma automática.

Para uma boa escolha do aparelho de eletrólise, é fundamental ter em conta a sua fiabilidade e performance. A célula para ser durável deve ser concebida em titânio (metal muito resistente), devendo ainda possuir um sistema de autolimpeza (a inversão de polaridade impede a acumulação de calcário). Como a produção de cloro é limitada, o modelo escolhido deve ser adequado ao volume da piscina.

Esquema de funcionamento Electrólise Salina

Vantagens da electrólise por sal

São inúmeras as vantagens da utilização de um sistema de desinfecção da água por electrólise de sal, destacando-se três áreas fundamentais: saúde, automatismo e poupança:

Saúde

Tratando-se de um produto natural, o sal não tem os inconvenientes das pastilhas de cloro, tais como os aditivos e resíduos químicos ai presentes.

A água ganha mais qualidade, com uma taxa de cloro mais baixa. Benefícios para a pele, olhos, etc..

Automatismo

De fácil instalação e utilização, a produção de cloro é automática permitindo ausências prolongadas, pois deixa de existir a necessidade de adicionamentos periódicos de cloro à piscina.

Poupança

Apesar de existir um investimento inicial, o facto de se deixar de adquirir as pastilhas de cloro faz com que a médio prazo possa haver um retorno do montante despendido (recorde-se que o sal não se “gasta”).

Electrolisador Salino

Outros dados importantes:

A utilização deste sistema pode fazer com que o PH da água tenha tendência para subir (água mais calcária). Por esta razão, aconselha-se a instalação conjunta de um equipamento de regulação do PH.

Também é necessário adaptar a produção do aparelho de electrólise em caos específicos como: diminuir se a piscina tem cobertura, ou aumentar com a presença de muitos banhistas.

Por fim, as células de produção devem ser descalcificadas 2 vezes por ano. A sua duração varia entre 5 a 10 anos consoante a manutenção que lhe é associada.

Para o esclarecimento de alguma dúvida ou mais alguma informação, contacte-nos!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *