Ter uma piscina acarreta alguns custos, nomeadamente em termos do consumo e tratamento da água, além do evidente consumo de energia da piscina, por exemplo através de equipamentos como a bomba, sistema de filtração ou sistemas de aquecimento.
No entanto, é possível aproveitar todos os benefícios de ter uma piscina em casa sem se preocupar exageradamente com a conta de eletricidade. Escolher os equipamentos corretos e realizar alguns procedimentos de manutenção diários permitem-lhe obter poupanças substanciais, além de limitar o impacto sobre o ambiente. Conheça agora 3 dicas que o ajudarão a reduzir o consumo de eletricidade da sua piscina!
3 dicas para reduzir o consumo de energia da piscina
- Mantenha uma rotina de manutenção da piscina
Realizar a manutenção da água e da estrutura da sua piscina regularmente pode reduzir bastante o consumo de energia da piscina. Isto porque quanto maior forem as impurezas e o lixo na água, maior será também a exigência de filtragem.
Assim, é importante limpar a área externa da piscina de forma a evitar que folhas ou outro tipo de sujidade acabe por cair na água. Também é importante limpar a água da piscina, por exemplo com recursos a um kit de limpeza manual ou a aspiradores automáticos, retirando a maior parte das impurezas da água e das paredes/fundo da piscina.
Além disso, deve assegurar que componentes como filtro ou a bomba estão em boas condições de funcionamento, pois uma filtragem ineficiente faz com que a bomba trabalhe por mais tempo, provocando o aumento do consumo de energia.
- Escolha equipamentos de baixo consumo
Outra forma de diminuir o consumo de energia da piscina é através da compra de equipamentos de baixo consumo, como um sistema de filtração ecológico, que consome 5 vezes menos do que uma filtração tradicional (apenas 150W por hora). Tal permite-lhe uma poupança anual de cerca de 415€, ao reduzir o consumo elétrico do motor da piscina.
Outra boa opção é instalar um equipamento de controlo personalizado da sua piscina, que através de uma aplicação lhe permite definir o tempo de funcionamento da piscina, ligar e desligar o motor, o projector e outros equipamentos conectados, de modo a evitar que estes equipamentos consumam mais do que é necessário.
- Aquecimento solar da piscina
Caso deseje aumentar o conforto da sua piscina através do aquecimento da água, saiba que também existem formas de o fazer sem comprometer o consumo de energia da piscina.
Os sistemas de aquecimento solares contribuem para minimizar o gasto de energia da piscina ao utilizar a energia do sol para aquecer a água entre +6º e +9º. Esta solução, ecológica e estética, permitirá prolongar a época dos banhos graças a um sensor de regulação automática da temperatura da água. Construído com materiais resistentes UV e de longa duração, o sistema permite em poucos anos recuperar o investimento realizado.
Se ainda tem alguma questão ou precisa de mais esclarecimentos sobre a forma de reduzir o consumo de energia da piscina, contacte já uma empresa de piscinas com profissionais experientes, para que o ajudem a encontrar as melhores soluções de poupança de acordo com as suas necessidades!