1 – Eleger a empresa
Construir uma piscina é um processo que exige várias valências e conhecimentos técnicos. Desde pessoal especializado para realizar a avaliação e preparação do terreno, a equipas com formação específica para a construção e instalação da estrutura. Rigor, estabilidade, conhecimento e experiência da empresa contratada são critérios de avaliação decisivos, na hora de escolher o parceiro certo, o que requer ponderação.
Uma piscina é uma estrutura que se pretende sólida, resistente e duradoura, pelo que a qualidade dos materiais e dos procedimentos, bem como a credibilidade da empresa de piscinas pela qual optar é vital. Atente não apenas na relação comercial no momento da aquisição, como também na política de manutenção da empresa. A relação comercial não se deve esgotar no momento da compra/venda e instalação da piscina, deve também acautelar uma sólida relação de acompanhamento de qualquer tipo de manutenção ou situação futura. Há 30 anos a construir piscinas em Portugal, e com mais de cinco mil clientes de norte a sul do país, a Marpic é um parceiro fiável, com quem pode projetar uma piscina desde a sua fase de conceção.
2 – Eleger a sustentabilidade
Eleja empresas ecológicas com um forte compromisso ambiental e em conformidade com as melhores práticas de sustentabilidade. As piscinas ecológicas Waterair obtiveram da Fédération des Profissionnels de la Piscine, entidade francesa, o Troféu de Prata na categoria Desenvolvimento Sustentável, por conta do seu novo filtro de cartucho, todo ele desenvolvido ao abrigo de critérios de eco-conceção. Em rigor, o compromisso das piscinas Waterair impõe que todos os seus novos produtos produzam menos emissões de CO2 do que aqueles que são substituídos.
Por oposição a piscinas de fibra de vidro ou construídas em betão, as piscinas Waterair da Marpic apresentam um desempenho ecológico muito superior, reduzindo significativamente a emissão dos gases com efeito de estufa, para menos 60% e menos 370% respetivamente.
3 – Eleger o local
Fatores a ter em conta:
- Morfologia e estabilidade do terreno
Terrenos pouco firmes, com relevo ou inclinação acentuados podem requerer mais intervenção do que um pedaço de terra sólida, estabilizada e plana. Ao eleger as piscinas e os serviços Marpic estará a adquirir estruturas personalizáveis e adaptáveis a qualquer terreno. Solicite o nosso parecer prévio, para alcançar a solução mais indicada.
- Localização na propriedade
Ao fazer uma piscina, defina exatamente a zona preferencial, em função da proximidade da casa, do layout do jardim e do uso que prevê dar à piscina. Em terrenos profusamente ajardinados, deve evitar-se a proximidade de árvores. Uma cautela que tanto se prende com potenciais raízes invasoras que possam, no futuro, destabilizar a estrutura da piscina, como com o sombreamento e a sujidade proveniente da queda de folhas e maior presença de aves. Piscinas que estejam grande parte do dia à sombra são ainda mais frias e exigem mais esforço energético para aquecer, no caso de optar por sistema de aquecimento.
- Fontes de água e de luz
A existência de canalização ou pontos de água acessíveis, bem como de eletricidade deve ser prevista ao fazer uma piscina.
- Casa de apoio
Alguns dos equipamentos da piscina devem ficar protegidos, o que pode exigir a construção de uma pequena casa, ou estrutura onde instalar a bomba e o quadro elétrico, caso não existam. Estrutura que, futuramente, pode servir para guardar colchões, toalhas e espreguiçadeiras ou mesmo acolher um WC de apoio à piscina e o recomendado duche exterior.
Não tem espaço para a construção de uma casa de apoio? Não se preocupe! As Piscinas Waterair desenvolveram um conjunto de sistemas de filtração agregados à piscina, energeticamente eficientes e fáceis de instalar.
4 – Eleger a piscina
A escolha do modelo da piscina deve ter em conta:
- O local onde vai ser instalada a piscina
- A sua área de ocupação na totalidade do jardim
- A disposição do jardim, onde a estrutura deve encaixar harmoniosamente
- O gosto pessoal dos proprietários
Formas arredondadas e mais orgânicas dão um look natural e descontraído, enquanto ângulos mais pronunciados podem ajudar a melhor definir zonas distintas de lazer. O próprio projeto da casa pode ajudar a definir a forma da piscina e a dimensão da mesma, a fim de criar um ambiente geral equilibrado e elegante. A Marpic dispõe de um completo catálogo com diferentes modelos de piscinas. Consulte-o para melhor se inspirar.
Como fazer uma piscina com a Marpic
Com base em bem estudados procedimentos, equipamentos e mão de obra especializada, todo o processo de construção e instalação de piscinas pré-fabricada Waterair com a Marpic resume-se a um processo de cinco etapas:
1 – Avalização, escavação e preparação do terreno
2 – Montagem dos painéis de aço estruturais
3 – Estabilização do fundo da piscina com cimento e malhasol
4 – Colocação de liner no fundo e rebordos da piscina
5 – Colocação de margens em torno da piscina
Fale com uma empresa profissional, a fim de avaliar quais as melhores soluções e metodologias e como fazer a sua piscina de sonho.