Respondemos às perguntas mais frequentes
Tornar a temperatura da água mais agradável, mesmo nos meses quentes, e aquecê-la nos meses frios, a fim de prolongar o usufruto da piscina ao longo do ano, é o grande objetivo de qualquer sistema de aquecimento de piscinas. Obter esse resultado com um investimento seguro, limpo, fiável e económico passa, atualmente, por soluções ecológicas de captação de energias puras e renováveis, como a do sol. Assim, a solução que procura pode residir no incontornável painel solar.
1 – Compensa ter painéis solares para aquecimento da piscina?
O aquecimento de piscinas por via de sistemas de painéis solares é cada vez mais comum. Além de ajudarem a reduzir a fatura da eletricidade ou do gás, são a resposta mais amiga do ambiente e a que apresenta a melhor relação custo-benefício.
2 – Como funciona o aquecimento solar de piscinas?
O painel solar é um equipamento que coleta a energia solar, usualmente colocado nos telhados ou rente ao chão em zonas sem sombreamento que possam comprometer a captação da luz solar. O que um sistema solar de aquecimento de piscinas faz é permitir que a água seja bombeada até ao coletor para que a energia absorvida por este seja transferida para a água, aquecendo-a. Válvulas de controlo de fluxo e sensores automatizados permitirão medir a temperatura da água e regulá-la, aumentando a temperatura sempre que a água esteja fria e impedindo o seu sobreaquecimento, mantendo a temperatura da água desejada.
3 – Os sistemas de aquecimento de piscinas são fáceis de instalar?
Sim, a instalação de todos os equipamentos necessários é simples, ainda que requeira o conhecimento e expertise de técnicos especializados. São ainda sistemas duradouros e que requerem pouca manutenção. Alguns equipamentos têm garantia de 25 anos, o que dá bem conta de quão longa e a esperança de vida desta solução amiga do ambiente.
4 – Qual a temperatura da água que se consegue obter?
Depende de muitos fatores:
- Temperatura da água
- Temperatura exterior
- Sombreamento em volta da piscina
- Sombreamento no telhado ou zona onde instalar os painéis solares
- Horas de luz solar
- Se a piscina está enterrada ou acima do solo (estas últimas perdem mais calor durante a noite)
- Se a água da piscina está coberta ou exposta aos elementos
Com condições favoráveis, por norma, conseguem-se facilmente cinco a quinze graus acima da temperatura ambiente. Tendo em conta que a maioria das pessoas gosta da água a uma temperatura entre os 26 e os 28 graus, o mesmo é dizer que se consegue usar a piscina mesmo que a temperatura seja baixa no exterior.
5 – Quantos painéis solares são necessários para alimentar uma piscina?
Depende da dimensão da piscina, do equipamento que adquirir e da orientação que se conseguir dar aos painéis solares. Por norma, entre 50 a 80% da área da superfície da piscina – e não do volume cúbico da água – é o espaço que ocuparão os painéis solares. Em algumas circunstâncias térmicas e geográficas, ou constrangimentos que impeçam uma boa orientação para captação da energia solar, o ideal será uma ocupação de 100%, ou seja igual à da superfície da piscina. Solução que, de resto, poderá ser a mais indicada em qualquer caso, pois dá mais garantias de aquecimento durante os 12 meses do ano.
6 – Os painéis solares também permitem aquecer a piscina durante o inverno?
Os sistemas de painéis solares para piscinas são eficazes sempre que haja sol, e mesmo em dias nublados, os equipamentos conseguem absorver energia.
7 –Quais as vantagens do aquecimento solar de piscinas?
- Utiliza a luz solar, por isso, enquanto o sol brilhar, a piscina estará aquecida
- O aquecimento por via da captação da energia solar funciona mesmo em dias encobertos
- É a solução mais ecológica e amiga do ambiente, sem quaisquer emissões nocivas
- É de baixa manutenção, logo, pouco exigente e pouco dispendioso
8 – Quais as desvantagens do aquecimento solar de piscinas?
- Dependem da luz solar, ou seja, não funciona durante a noite
- Tem um tempo de aquecimento mais lento quando comparado com outras soluções
- Só consegue utilizar o calor que coleta
- Painéis solares são esteticamente pouco atraentes
- Mover o aquecimento solar pode ser um processo difícil e demorado
Conclusão
Se procura uma solução sustentável e ecológica que permita utilizar a piscina o ano todo, ou muito facilmente durante nove meses, com custos operacionais mínimos, a opção solar pode ser aquela que procura. A questão do design pode ser ultrapassada por oposição aos benefícios ambientais e financeiros.
Todavia, consulte uma empresa especializada e avalie qual a solução mais adequada à sua piscina, de entre as muitas opções de aquecimento de piscinas. Pode até optar por uma solução mista, conforme as necessidades e frequência de uso da piscina.