Marpic,Lda - Z. I. Vale do Alecrim, Lt. 113 - Apartado 501 - 2950-007 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80 (Chamada para Rede Fixa Nacional)

Preparar a piscina para o verão

Preparar a piscina para o verão

Miniguia de bons procedimentos

Com a chegada da primavera, a subida da temperatura e dias soalheiros e mais longos, em que já apetece dar um mergulho, todas as atenções se voltam para a piscina e a vida ao ar livre. Porém, abrir a época balnear no jardim lá de casa não se resume a encher a piscina. Com vista à saúde dos banhistas, da água e da própria piscina e seus equipamentos, há cuidados a ter. Eis um guia de boas práticas para preparar a piscina para o verão e voltar a banhos sem stress.

Fim da hibernação requer cuidados

Após os longos meses de outono e inverno sem uso e, por vezes, sem o adequado tratamento e higienização, a água da piscina pode estar contaminada com algas, vírus, fungos e bactérias. Agentes que podem causar danos à saúde, com alergias, doenças de pele e das vias respiratórias, micoses e infeções no topo de uma lista de complicações que podem incluir situações mais sérias. Porém, e independentemente do estado da piscina, não avance para o seu despejo total, o qual nunca é recomendado, exceto quando há necessidade de manutenções estruturais ou remoção de lixo substancial no fundo. A água contaminada por agentes naturais pode sempre ser recuperada, sem necessidade da sua completa substituição. Para tal, conte com a eficácia de uma vasta gama de produtos profissionais, e siga os seguintes nove passos, para preparar a piscina para o verão.

Preparar a piscina para o verão em 9 passos

1 – Remover, lavar e guardar a cobertura da piscina

Uma boa cobertura é um dos melhores amigos da piscina. Protege a água e a piscina de sujidades, poeiras, insetos e folhas, tornando mais simples a abertura e limpeza da piscina no início do verão. Antes de a guardar deve proceder à sua correta higienização, a fim de prolongar a sua vida e tê-la pronta a ser usada logo que termine o verão.

2 – Limpar e remover folhas, insetos e detritos

Comece pela limpeza física. Retire folhas, insetos e qualquer detrito visível à superfície ou no fundo. Escove o fundo, as paredes e o bordo da piscina. Use a rede de limpeza para ‘varrer’ bem toda a superfície da água.

3 – Verificar a areia do filtro

A areia do filtro, verdadeiro rim purificador da água da piscina, e um dos pontos críticos para a boa manutenção da piscina, deve ser verificada por um profissional no início de cada verão. Deve proceder à lavagem da areia do filtro ou pode mesmo ter de substituir a areia. Pelo filtro passam todas as impurezas da piscina e quando mais saturada de sujidades estiver a areia menos eficaz é a sua capacidade de filtragem. Avalie junto de um profissional o estado da areia e do filtro.

4 – Verificar o motor

Por ter estado mais inativo, ou mesmo parado durante parte do inverno – ainda que a total inatividade do motor não seja recomendada –, o motor deve ser verificado. Teste o seu funcionamento e verifique se está tudo regular.

5 – Conferir validade dos produtos de limpeza químicos

Antes de proceder à limpeza química da água, verifique a validade dos produtos, principalmente se estiveram sujeitos às oscilações de temperatura, em abrigos de jardim com perfil térmico deficitário. Produtos fora do prazo de validade têm a sua eficácia comprometia, senão mesmo adulterada. Não arrisque e, em caso de dúvida, substitua os produtos de limpeza químicos, para não comprometer a adequada preparação da piscina para o verão.

6 – Ajustar pH e níveis de alcalinidade

Verifique os níveis de alcalinidade e o pH. O adequado equilíbrio destes valores é determinante para a saúde da água da piscina e, consequentemente, dos banhistas. A verificação é simples de fazer através de kits de testes por via de fitas, reagentes líquidos ou medidores digitais. O correto nivelamento obtém-se por via de reguladores químicos que podem reduzir ou aumentar os níveis de pH e de alcalinidade.

7 – Adicionar cloro

Ao cabo de meses de inatividade, um choque de cloro não está fora de questão, a fim de desinfetar adequadamente a piscina. Antes disso, porém, deve erradicar a presença de algas em toda a área da piscina.

8 – Utilizar um clarificante

Por fim, para dar à água a desejada aparência cristalina, adicione um clarificante.

Todos estes produtos e procedimentos têm um tempo de atuação, o qual é necessário respeitar antes de entrar na água. Verifique rótulos, utilize apenas produtos profissionais especificamente concebidos para o tratamento de piscinas e aconselhe-se conjunto do seu fornecedor. A saúde da família, bem como a salvaguarda da piscina merecem tratamento profissional e responsável.

Agora, sim, a sua piscina está preparada para o verão e oficialmente aberta a época balnear.

Partilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *