Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80 (Chamada para Rede Fixa Nacional)

Como preparar a piscina para o inverno?

Como preparar a piscina para o inverno?

A piscina e toda a sua área envolvente tendem a ser uma preocupação mais consciente e constante durante os meses quentes, mas os cuidados com a piscina não terminam com o verão. Uma boa manutenção e cuidados extra antes da chegada do frio e durante todo o subsequente período de hibernação da estação ‘balnear’ são de vital importância. Ajudam a manter saudáveis todos os componentes e equipamentos da piscina e são ainda a forma mais eficaz e económica de poupar esforços e custos logo que o tempo quente esteja de volta. Não se esqueça de que as algas não hibernam.

Porque é importante assegurar uma boa manutenção?

Negligenciar a piscina nos meses frios pode sair muito caro no verão. Cuidar e manter a piscina limpa o ano todo e acautelar uma limpeza atenta, antes da chegada das temperaturas baixas, reúne benefícios que devem ser acautelados o ano todo:

  •   Mantém a água limpa e saudável
  •   Minimiza o crescimento de algas
  •   Inviabiliza o depósito de sujidade e detritos
  •   Previne agentes nocivos à saúde humana
  •   Protege a piscina de danos
  •   Evita tratamentos de choque, sempre mais agressivos e dispendiosos

Por onde começar?

1 – O primeiro passo é arrumar

Retire o ar aos colchões e outros insufláveis, arrume bolas e quaisquer outros brinquedos. Lave-os e seque-os muito bem antes de os arrumar, num local seco e hermético, longe do alcance de animais, domésticos ou selvagens. Remova do caminho cadeiras, mesas, espreguiçadeiras ou outros objetos que apenas façam sentido no verão e que não são utilizados entre o outono e a primavera. Não apenas estará a proteger todos estes objetos dos estragos do frio, da geada e da chuva, como estará a impedir que os mesmos sejam projetados para dentro da piscina, o que pode provocar danos sérios nos primeiros e na segunda.

Arrume igualmente, em local seguro e fora do alcance de crianças e animais, todos os produtos químicos que já não estão a ser usados. Deite fora todos os que ficarão fora de prazo antes do início do próximo verão.

Dica – Pó-talco evita que os insufláveis se colem uns aos outros.

2 – Jardinar é imperioso

Cuidar da piscina é também cuidar do jardim. Quanto menos cuidada for a zona circundante, maior a probabilidade de a piscina acumular sujidade, lixo e detritos e de que a água se contamine com algas e fungos.

Relva aparada, árvores podadas, folhas varridas e chão soprado são passos que devem ser assegurados no processo de manutenção da piscina no decurso do inverno. Mais ainda se a piscina não tiver uma cobertura ou uma que não seja a mais apropriada. Preparar a piscina para o inverno implica preparar igualmente todo o jardim.

3 – Uma última limpeza

Uma última limpeza antes do inverno é um ritual que deve constar em qualquer manual de manutenção de piscinas, pois assegura a boa saúde da água e de todos os equipamentos durante os meses em que não estão a ser utilizados. É ainda um passo importante antes do tratamento de inverno que deve ser realizado à água, a fim de preparar a piscina para o seu período de hibernação.

4 – Verificar e corrigir a composição química da água

Ao preparar a piscina para o inverno, e antes de a tapar, deve ser analisado o nível químico da água, para determinar quais os melhores algicidas e produtos de inverno a utilizar. Essa verificação deve ser regular e a qualidade da água vigiada. Evitará tratamentos de choque, com químicos mais agressivos ou mesmo a total substituição da água, caso alguma contaminação seja irreversível.

5 – Cobrir a piscina

Uma cobertura de piscina, que mantenha a água limpa e isenta de lixo, folhas, insetos e outro tipo de sujidade e detritos é um dos mais eficazes aliados no processo de manutenção e de preparação da piscina para o inverno. É ainda aquele que melhor impede a evaporação da água, o crescimento de algas e até quedas acidentais.

Aconselhe-se junto de uma empresa de piscinas profissional, e juntos definam o manual anual de manutenção da sua piscina, com os melhores procedimentos e os produtos mais adequados. Logo que chegue o verão, terá a sua ‘zona balnear’ pronta a ser usada.

 

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *