As Piscinas Waterair realizam a primeira Análise do Ciclo de Vida (ACV) do sector
A luta contra o aquecimento global é uma questão social fundamental. As Piscinas Waterair, líder europeu de piscinas em kit e pioneira em piscinas eco-responsáveis, continua a apostar na conceção e desenvolvimento de piscinas com baixo impacto ambiental, compatíveis com atividades de lazer familiar eco-responsáveis.
Neste sentido, foi efetuada uma Análise do Ciclo de Vida da piscina de baixo consumo Waterair, uma inovação no sector das piscinas. Esta análise mostra que a tecnologia Waterair, com baixas emissões de CO2, responde aos atuais desafios de eficiência energética. Isto constitui uma base essencial no eco-design de todas as futuras piscinas e equipamentos das Piscinas Waterair.
A ACV, realizada pela organização independente Greenly, baseia-se num estudo aprofundado do ciclo de vida de uma piscina de baixo consumo de 24,5 m3, aquecida, filtrada e tratada durante um ano. Esta dimensão foi escolhida por refletir as características mais comuns das piscinas privadas e assim obter uma análise representativa do impacto ambiental do produto, em condições comuns de utilização.
A piscina de baixo consumo das Piscinas Waterair inclui a cobertura Solae by Waterair®, que aquece e protege a piscina, o sistema de filtração Filwat Compact System Eco·r® de baixo consumo e o tratamento da água por eletrólise de sal. A ACV tem como objetivo identificar as emissões de CO2 associadas a cada fase da vida da piscina desde a extração da matéria-prima, a sua transformação, transporte, montagem da piscina, a sua utilização durante 20 anos (período de garantia) e a sua manutenção, até o fim de sua vida.
“A luta contra o aquecimento global é uma questão social fundamental. A análise do ciclo de vida mostra que a piscina de baixo consumo Waterair já se enquadra numa utilização “responsável” desta atividade de lazer. Servirá de referência na conceção de futuras piscinas e, assim, permitirá concentrar os nossos esforços de I&D nas posições mais importantes. Reforça o nosso compromisso como a primeira empresa com uma missão no mercado das piscinas e valida as escolhas estratégicas feitas nos últimos 20 anos.», declara Vianney TUFFAL, Diretora Geral das Piscinas Waterair.
Após análise, verifica-se que a piscina de baixo consumo Waterair emite 187,7 kg de CO2 por ano. Em comparação, equivale a 45 minutos de streaming por dia durante um ano ou uma viagem de carro de ida e volta de Faro ao Porto*.
“Estamos orgulhosos do nosso compromisso com a responsabilidade ecológica e da nossa tradição de inovação cultivada há mais de 50 anos. Esta ACV marca um passo significativo na nossa abordagem e na nossa determinação em ultrapassar os limites do eco-design, para oferecer aos nossos clientes muito mais do que uma simples piscina, mas uma experiência de prazer sem impacto no ambiente.», conclui Vianney TUFFAL.
*Fontes: Greenly, Ademe e Ministério da Transição Ecológica
Filtração Ecológica Eco•R - A filtração de baixo consumo
Esta filtração inovadora e patenteada, consome 5 vezes menos energia do que uma filtração tradicional, o que vai permitir uma poupança anual de 470€*. Incluí um motor muito silencioso, ideal para limitar a poluição sonora, que consome apenas 150W por hora. A bomba submergida utiliza a tecnologia “brushless” e tem uma garantia de 6 anos.
Graças à sua elevada finura de filtração, a qualidade da água permanece impecável. Design muito apelativo e adaptável a todos os tipos de envolvências.
Tem ainda incorporado um sensor que irá desligar o motor, em caso de falta de água na piscina, evitando assim possíveis avarias. Equipamento homologado pela TÜV.
*Cálculo efetuado com uma média de funcionamento de 8h/dia e preço do kW de 0,23€.
Filtração de piscina económica e eficiente: o Plug-in Eco·R
Graças a um controlador eletrónico que é ligado à fonte de alimentação elétrica da bomba, o Plug-in Eco·R permite-lhe ajustar muito facilmente a potência da filtração da sua piscina, usando a aplicação easy·care by Waterair (App Store e Google Play).
Ao ajustar a velocidade da bomba de filtração de acordo com as suas necessidades, o Plug-in Eco R adapta a sua potência para desfrutar da sua piscina. Deste modo, efetuará poupanças significativas em termos de eletricidade. A integração do Plug-in Eco R no sistema de filtração da sua piscina é muito rentável, uma vez que terá o retorno do seu investimento em menos de 5 anos.
Além disso, prolonga largamente a vida útil do motor da piscina ao reduzir o desgaste nas peças amovíveis. De fácil manutenção e fiáveis, os dispositivos de filtração Waterair de cartucho ou de areia, bem como o Locaroc 2, veem as suas vantagens aumentar significativamente graças ao Plug-in Eco R.
Férias todo o ano
A construção de uma piscina WATERAIR (eletricidade, produtos de manutenção, …) emite 1,3 vezes menos CO2 do que uma viagem para 4 pessoas ao Egipto durante 15 dias (por avião, refeições não incluídas)*.
Instalar uma piscina no seu jardim e optar por férias todo o ano em casa, torna-se um ato de um ecocidadão.
* Cálculos efetuados pelo organismo SYMOE com base nas Declarações Ambientais e Sanitárias - Norma NF P01-010.
Troféu de Prata na Categoria Desenvolvimento Sustentável
Organizados todos os anos pela Fédération des Professionnels de la Piscine (FPP – França), os Troféus da Piscina premeiam as empresas do setor da piscina nos critérios de inovação ao serviço do grande público.
Piscinas Waterair obteve o Troféu de Prata na Categoria “Desenvolvimento Sustentável” com o seu novo filtro de cartucho Waterair. O novo filtro de cartucho Waterair foi totalmente construído com base no conceito ECO-CONCEPÇÃO.
Esta técnica permite reduzir consideravelmente o impacto da fabricação do produto no ambiente pois consegue reduzir em 80% o peso das embalagens e em 12% as emissões de CO2 (Comparativo realizado entre o filtro de cartucho anterior e o novo filtro Waterair).
Este prémio reforça o compromisso das Piscinas Waterair no Desenvolvimento Sustentável e na conceção de produtos cada vez mais amigos do ambiente.
Uma Piscina com Consciência Ecológica
A Waterair confiou a uma empresa especializada na matéria de emissões de CO2 a tarefa de comparar diferentes técnicas de fabricação de uma piscina. Trata-se de um processo complexo pois a medição deve ser composta pela totalidade do processo: extração das matérias-primas, fabricação, transporte, etc. …
Os cálculos efetuados apresentam os seguintes resultados* (ton):
Construir uma piscina em fibra de vidro representa um gasto adicional de emissão de CO2 em 60% face à construção de uma piscina Waterair. No mesmo sentido, se a construção for realizada em betão, significa um aumento de 370% na emissão de CO2.
Podemos então concluir que a construção de uma piscina Waterair emite menos gases de efeito estufa (CO2) comparativamente a outras técnicas construtivas. É um ponto extremamente importante para o ambiente e mais um fator de escolha pela marca Waterair.
* cálculos efetuados pela empresa SYMOE com base nas fichas de Declaração Ambiental e Sanitárias – norma NF P01-010.
Compromisso Waterair para um Desenvolvimento Sustentável
Nas Piscinas Waterair, o conceito Eco-Conception tem uma importância primordial no quotidiano da empresa. Isto traduz-se num caderno de encargos restrito: Todos os novos produtos devem produzir menos emissões de CO2 do que aqueles que são substituídos.
Neste sentido, destacam-se os seguintes procedimentos: todas as peças são pesadas e as composições dos materiais identificadas; o processo de fabricação e transformação escolhido está diretamente ligado ao consumo energético; e, por fim, a redução das embalagens é uma prioridade.
São estas e outras ações que fazem das Piscinas Waterair uma empresa responsável e empenhada na redução dos gazes de efeito estufa e num planeta mais saudável.
Peça aqui o seu catálogo
O catálogo será enviado via CTT.