Se pretende aproveitar os meses de menos uso da piscina para realizar obras de manutenção ou de remodelação, atente nestes pontos essenciais.
1 – Reforço de segurança
A segurança deve ser a primeira e mais omnipresente preocupação quando se tem uma piscina. Todo o espaço e equipamentos devem garantir o bem-estar e a integridade física de ‘banhistas’ e não ‘banhistas’, dentro ou fora da época balnear. Tornar a piscina e a área envolvente mais seguras deve ser acautelado e reforçado quando se equaciona uma remodelação.
- Escadas devem permitir que se saia da piscina em qualquer ponto onde seja mais profunda. Em caso de fadiga súbita ou qualquer mal-estar, deve ser fácil aceder a uma saída.
- Vedações para piscinas que delimitem o espaço e não sejam permeáveis a descuidos de crianças ou animais de estimação são forçosas. Elas são a primeira barreira, o primeiro garante de segurança contra acidentes. Pode optar por modelos amovíveis, de rede têxtil, por exemplo, ou opções mais definitivas, de vidro ou acrílico, dependendo da composição do núcleo familiar e do fluxo habitual de usuários.
- Alarme detetor de imersão é outro equipamento necessário. É um acessório que deve ser contemplado mesmo quando já existem barreiras a impedir o acesso à piscina, pois mesmo adultos podem sofrer acidentes ao cair acidentalmente na piscina. Um sinalizador de queda na água pode impedir desfechos dramáticos. Immerstar, da Marpic, é um discreto alarme sonoro que emite um sinal de extrema potência, com 100 decibéis, que sinaliza qualquer queda na piscina. Funciona a pilhas e aciona-se automaticamente ao cabo de 15 minutos.
- Verifique ainda se o chão em torno da piscina mantém as necessárias características antiderrapantes. Sob a ação impiedosa dos elementos e por via do desgaste, pode carecer de substituição.
- Chuveiro de piscina também não deve ser descurado, pois ajuda a manter a limpeza e a qualidade da água, impedindo que se acumule sujidade decorrente de transpiração, cremes corporais, perfumes e maquilhagem.
2 – Atualização tecnológica
Além de fornecerem um extra de segurança sempre que a piscina não está a ser usada, coberturas de piscina são fundamentais para uma boa manutenção da qualidade da água. Não apenas isso como poupam imenso esforço na manutenção de uma água límpida e sem detritos, seja à superfície ou no fundo. Se não tem uma cobertura de piscina ou se necessita de substituir a sua, equacione as novas versões tecnologicamente mais avançadas e com vocação ecológica. É o caso da cobertura térmica Solae. Trata-se de uma inovadora cobertura solar da Waterair feita de lona que, entre outras características, integra um sistema de aquecimento que permite aumentar a temperatura da água entre 6 e 9 graus centígrados. Uma cobertura patenteada de rede com barras que funciona também como sistema de segurança extra contra quedas acidentais.
3 – Renovação estética
Já que está com a mão na massa, verifique se bastam cuidados de manutenção ou se não está na hora de dar um upgrade visual à piscina. Estão sempre a surgir novos materiais, mais inteligentes e com características mais resistentes e duradouras, bem como com acabamentos e motivos mais contemporâneos, que permitirão um total makeover. Não apenas atualizará o look & feel como manterá a piscina atual durante mais dez ou 20 anos. Uma queda de água ou fonte podem ainda dar um toque de sofisticação, além de que o som da água a correr é absolutamente relaxante.
4 – Apostar na iluminação
Reveja o projeto de iluminação. Acrescente ou reoriente a iluminação dentro da piscina bem como na envolvência desta, para obter um espaço mais apetecível e sedutor. Ajudará ainda a valorizar toda a zona do jardim.
5 – Exigir profissionalismo
Não arrisque nem entregue as melhorias da piscina a equipas que não sejam profissionais nem a empresas que não sejam especializadas na construção e manutenção de piscinas. Trata-se de um equipamento caro e demasiado específico para ficar a cargo de pessoas que não estejam qualificadas, nem conheçam as melhores soluções para cada caso. O que pode parecer um pequeno ‘arranjo’ sem consequências, pode transformar-se num desnecessário pesadelo. Ao melhorar a qualidade da mão-de-obra, apostando na especialização da mesma, estará a melhorar os resultados. A sua piscina merece o melhor, não se fique por menos do que isso.
Com 30 anos de experiência, a construir piscinas em Portugal, a Marpic é um parceiro profissional e fiável, capaz de ajudar no plano de remodelação da sua piscina. Consulte-nos, veja o nosso portfólio e conheça todas as nossas valências.