Numa estrutura erigida para o efeito ou inserida na planta da casa, uma piscina interior é o derradeiro sonho. Permite a prática de natação em qualquer estação do ano, festas temáticas seja qual for a temperatura exterior, ou hora do dia, e é um dos elementos arquitetónicos que mais valoriza uma casa. Quando planeadas de raiz, aquando da construção da moradia ou apartamento, podem ser a peça central de uma zona de wellness mais completa, vocacionada para o exercício físico ou relaxamento. Seja qual for o caso, ou o tamanho e forma do espaço disponível, estará sempre a valorizar o bem-estar familiar, a potenciar as horas de lazer e diversão e a aumentar o valor de mercado do seu bem imóvel mais precioso.
Totalmente integradas na planta
Quando arquitetadas como parte integrante de uma casa, as piscinas interiores são espaços agregadores, inseridos em zonas de lounge pensadas para o relaxamento e para a prática de natação. Podem acompanhar todo o comprimento da cada e ser resguardadas das restantes zonas por apenas uma parede de vidro, para que a água seja um elemento decorativo central e omnipresente. Jacúzi e sauna podem complementar este circuito de águas privado, em tudo semelhante a um wellness center.
Paredes-meias com o jardim
Soluções híbridas, pensadas para casas térreas podem cumprir a função de piscina interior e exterior a uma só vez. Portas de correr em toda a extensão ou mesmo em torno de três paredes podem, no verão, expor a piscina à zona de jardim, articulando-a, de forma anfíbia com a vida lá fora. Esta é uma forma inteligente de articular interior e exterior e de dispensar a necessidade de uma outra piscina exterior. Será sempre mais resguardada, menos exposta aos elementos, protegida que está no interior, mas comunga de todas as vantagens de uma piscina exterior.
Criar um destino fora de casa
Um pavilhão à parte, exclusivamente destinado a abrigar uma piscina pode ser uma mais-valia estética além de ainda conseguir criar zonas dinâmicas que se interligam e organizam a vida familiar. Ir à piscina ganha estatuto de atividade e sugere uma disposição para o lazer muito própria. A estrutura pode ajustar-se apenas à dimensão da piscina ou abrigar outras valências, como salas de jogos, pequena cozinha de poio ou bar e ganhar estatuto próprio de casa da piscina. Anexa a uma zona de lounge exterior e com portas de vidro em harmónica ou completamente retráteis, será igualmente uma piscina funcional durante a estação quente, altura em que se expõe ao exterior.
Tiras de azul
As designadas lap pools, piscinas estreitas e compridas, destinada quase exclusivamente ao exercício da natação, são ótimas soluções para piscinas interiores, pois podem ajustar-se a um dos lados da casa, sem necessidade de outro apoio que não uma casa de banho.
Aquário de vidro
Optar por teto ou telhado de vidro, expondo o azul da piscina ao interior da casa, ou decidindo por uma estrutura toda de vidro, a piscina passa a elemento decorativo, principalmente à noite, quando a sua cor cristalina projetar a luz pela casa e pelo jardim. Para um efeito esteticamente dramático, o teto plano da piscina pode ser o chão de uma sala, ou um dos lados da piscina servir de parede de vidro para outra divisão. É absolutamente apelativo e cinematográfico.
Estruturas de vidro
Pode transformar qualquer versão exterior, independentemente da sua forma ou dimensão, numa magnífica piscina interior. Estruturas de metal de vidro, com perfil de jardim de inverno, um look industrial, com altos telhados de quatro águas, ou feéricos tetos em cúpula são um upgrade estético e de conforto que transformam uma piscina de jardim num antro de deleite que se estende pelo jardim e pelo ano todo.
Dar nova vida a um pátio interior
Ainda em modo revamp, pode instalar uma piscina num pátio interior, dar-lhe o look estético de um romântico Riad marroquino e cobrir o teto. Uma decoração tropical – a humidade e calor da água aquecida, quando é esse o caso –, propiciam jardins interiores luxuosos, dando ao espaço uma identidade própria muito sedutora e apetecível. Velas são um toque de charme extra.
Como num hamman
Em espaços pequenos, numa sala extra ou varanda com pouco uso, por exemplo, pode incluir uma pequena piscina interior, ainda que com pouca profundidade e tornar a zona num extravagante recanto de frescura, onde pode ficar apenas sentado dentro de água. Decorado ao estilo dos banhos turcos, será ainda um espaço de relaxamento, alem de altamente decorativo.
Espaços multiusos
Ao organizar uma zona com piscina interior, lareira, kitchenette, bar e ainda um ecrã para projeção de filmes, um bilhar ou apenas uma mesa de jogos, estará a construir um salão multiusos, onde toda a família poderá divertir-se. Melhor ainda se conseguir maximizar a vista, com janelões para a paisagem circundante.
Coberturas telescópicas
Coberturas telescópicas, desde que suficientemente altas, são ótimas e práticas soluções para transformar uma piscina exterior em zona interior. Além de protegerem a piscina dos elementos, de manterem a temperatura da água constante e de impedirem que se suje, estas estruturas de vidro são ainda elementos estéticos que permitem o usufruto da piscina em qualquer estação do ano.
Seja qual for a solução que melhor serve o seu caso, há uma piscina que se ajusta às suas necessidades e critérios estéticos. Consulte os nossos serviços técnicos e, juntos, tronaremos realidade a sua piscina interior.