Claro que o tamanho da piscina importa
Na hora de escolher uma piscina, todos os fatores devem ser considerados e um dos que requer maior ponderação é o tamanho da piscina. Maior não é necessariamente sinónimo de melhor e tanto modelos de piscina grandes como as versões pequenas ou mesmo mini têm as suas vantagens. Tudo depende do contexto e esse exige análise. No final, tudo se resume ao espaço que tem disponível no jardim e ao fim que pretende dar à piscina.
Vantagens de modelos de piscina grandes
A maior vantagem de uma piscina grande, tal como a sua maior desvantagem são óbvias: maior espaço de recreio, com possibilidade de uma maior profundidade para mergulhos, mas igualmente mais despesa inicial e também mais encargos de manutenção, principalmente quando se considera uma piscina de água aquecida. Estes são os dois pontos mais notórios a favor e a desfavor de modelos de piscina grandes.
Maior área e maior capacidade traduzem-se em zonas lúdicas mais dinâmicas e mais versáteis, com a possibilidade de acolher maior número de pessoas em simultâneo, mas implica maior quantidade de água, mais horas diárias de equipamentos ligados para a correta filtragem, maior quantidade de produtos de higienização e purificação da água e mais horas despendidas em limpeza. Desvantagens facilmente compensadas pela diversão e pelas muitas horas de lazer que uma piscina grande proporciona a toda a família.
Uma piscina grande, concebida para acolher uma família com crianças, pode ter uma zona inclusa pouco profunda, especialmente desenhada para os mais pequenos, as suas brincadeiras e segurança, sem descurar uma área de mergulho, com prancha ou escorregas para os mais velhos.
Outra vantagem das piscinas de maior dimensão é que são permeáveis a diferentes designs, permitindo modelos e formatos orgânicos mais apelativos e que vão muito além do quadrado ou do retângulo.
Quando maior é melhor
- Maior capacidade
- Maior número de pessoas em simultâneo
- Maior profundidade ou diferentes profundidades
- Mais formatos
- Maiores possibilidades de personalização
- Permitem a prática de natação e de jogos aquáticos
- Adequadas para acolher festas e encontros sociais familiares e com amigos
- Possibilidade de integrar um espaço pouco profundo a pensar nas crianças e nos mais idosos
- Permite escorregas
- Mais espaço para banhos de sol em colchões insufláveis
- Mais área para um bar de piscina submerso
Contras
- Maior investimento financeiro
- Mais custos de manutenção
- Limpeza mais trabalhosa e demorada
- Diminui a área de jardim, deck ou pomar que planeasse para o terreno circundante
- Em caso de piscinas aquecidas, implica maior gasto de energia
Menos pode ser mais
Avaliando todos os critérios e condicionantes a ter em conta, as piscinas mais pequenas, podem, precisa e justamente, ser as mais indicadas em alguns casos.
- Área disponível
Jardins ou pátios mais pequenos exigirão uma resposta à escala, a fim de criar um espaço harmonioso e que disponibilize áreas de lazer em torno da piscina.
- Vocação
Alguém que apenas pretenda um apontamento refrescante no jardim, onde ficar mergulhado ou apenas sentado nas horas de maior calor, que tenha crianças e pretenda simplesmente um pequeno espelho de água, pode satisfazer o seu sonho com um modelo mais pequeno, ou antes, mais ajustado às necessidades.
- Preço
Um budget mais limitado poderá ainda assim concretizar o desejo de ter uma piscina, optando por modelos mais pequenos, que podem até, em função do layout do terreno, ter profundidade e comprimento suficientes para dar umas boas braçadas.
A medida certa
A questão do tamanho da piscina, depende, no fundo, de uma única questão: adequação.
- Adequação ao espaço disponível
- Adequação ao uso pretendido
- Adequação ao budget disponível
Um espaço harmonioso resulta menos do tamanho da piscina, e mais do equilíbrio conseguido no final de uma análise que equaciona dimensões e proporções, articulação entre áreas, design e elegância conseguidos em toda a envolvência. Um luxuriante jardim tropical pode resultar melhor com uma piscina pequena, enquanto uma área de pendor mediterrâneo, com largas zonas de sombreado adjacentes peça uma grande piscina recreativa. Da mesma forma que uma piscina demasiado pequena poderá parecer desproporcionada e insignificante junto de uma casa grande e com uma volumetria impressionante. O mesmo se passa na situação inversa, em que uma piscina sobredimensionada se justapõe a uma pequena casa, resultando em desequilíbrio estético.
Ainda que podendo parecer fácil e depender apenas do gosto de cada um, a eleição da piscina certa, incluindo a definição do tamanho ajustado, implica um olhar técnico e uma visão esteta. Tudo isso pode ser conseguido junto das equipas especializadas da Marpic, que emprestarão um parecer sobre a morfologia e as acessibilidades do terreno e ainda sobre todos os equipamentos que serão necessários para a instalação da piscina. Importador exclusivo das piscinas Waterair, e com um portfolio vasto, do qual fazem parte inúmeros modelos, formas, dimensões e tipologias, a Marpic disponibiliza ainda a possibilidade de construir piscinas personalizadas. Pode ir ajustando o jardim, ou delineá-lo de raiz, em função do modelo de piscina mais adequado ou mais desejado.
Assim, a medida certa será sempre a sua medida, aquela que permita recriar uma zona de lazer que cumpra as necessidades e exceda o sonhado, independentemente da eleição de uma piscina grande ou pequena. O resultado deverá ser harmonioso, com tamanhos, linhas e volumetrias equilibrados e ter uma linguagem que comungue com as restantes áreas envolventes. Deverá ainda cumprir a função pretendida. Se assim for, então, a sua piscina tem o tamanho certo.
Conte com a Marpic para essa avaliação e acompanhamento, e conte também com uma equipa experiente e especializada, que estará consigo do projeto ao primeiro mergulho. Agendamos uma visita?