Marpic,Lda - Z. I. Vale do Alecrim, Lt. 113 - Apartado 501 - 2950-007 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80 (Chamada para Rede Fixa Nacional)

Água da piscina turva: o que fazer?

Água da piscina turva: o que fazer?

Com o bom tempo quase a chegar, é hora de começar a verificar o estado da sua piscina para que a possa utilizar logo que as temperaturas aumentem!

Para começar a dar uns bons mergulhos na piscina, é essencial que a água da mesma esteja limpa e cristalina. O pior é quando olha devidamente para o seu quintal e repara que está com a água da piscina leitosa, ou seja: turva. Neste caso, além de perder logo a vontade de usar a piscina, a verdade é que o seu uso não é mesmo recomendado. Quando tem água da piscina turva significa que está com um alto nível de bactérias que podem ser prejudiciais à sua saúde. Além disso, quando a água está neste estado pode também danificar certos equipamentos da piscina.

Para evitar a água turva da piscina, deve perceber quais são as causas para a água da piscina ficar turva, bem como o que deve fazer se isso acontecer. Nós damos-lhe uma ajuda!

Porque está com a água da piscina turva?

A água da piscina turva pode derivar de vários fatores. Um dos mais comuns é a contaminação da água com detritos e sujidade advinda por exemplo de folhas caídas, urina ou protetor solar. Estes resíduos vão acumulando na água e, se a mesma não for devidamente limpa, podem acabar por a contaminar.

Outro dos motivos para a água da sua piscina ficar turva são falhas no sistema de circulação. Por exemplo, se existir algum mau funcionamento do filtro, da bomba ou mesmo uma falha na rede de tubos, a limpeza da água não é assegurada e naturalmente a mesma irá ficar turva.

Por seu lado, se não fizer uma correta manutenção da água da piscina, através do equilíbrio dos seus níveis químicos, também é inevitável que a água acabe por ficar contaminada. Neste caso, é bastante importante manter sempre o pH da água entre os 7,2 e os 7,6, considerados níveis neutros.

Como tratar a água turva da piscina?

Para tratar água da piscina turva, o primeiro passo é limpar a fundo a sua piscina. Tal implica recorrer não só a um conjunto de limpeza manual, para retirar folhas ou qualquer outro detrito depositado na piscina, como também a aspiradores automáticos que retirem eficazmente toda a sujidade das paredes, fundo e linha de água da piscina com uma escovagem ativa.

Seguidamente, terá de analisar os níveis químicos da água, como é o caso dos níveis de cloro, o pH e a alcalinidade, de forma a regularizar os mesmos. Caso a água da sua piscina esteja bastante turva, talvez seja necessário utilizar produtos de tratamento da água mais potentes, como um tratamento de choque, para devolver a segurança à piscina com água sã e clara.

Do mesmo modo, verifique se os filtros estão a funcionar devidamente e aproveite para os limpar, uma vez que os resíduos maiores, quando acumulados, podem voltar à piscina.

Agora que já sabe as causas e as soluções para limpar a água da piscina turva, não há desculpa para continuar com este problema. Mantenha-se atento, pois os dias de calor estão à porta!

Partilhar:

3 thoughts on “Água da piscina turva: o que fazer?

    1. desejo saber qual o produto para tratamento de pechina de 15 m de comprimento e 5 de largura 1,50 de fundo tem agua turva

      1. Bom dia caro João Algarvio, aconselhamos o produto de tratamento de choque – Easy Clear C. Alertamos ainda para a verificação se os níveis do PH da água da sua piscina estão no intervalo recomendado. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *