Prolongar a utilização da piscina é a melhor maneira de rentabilizar rapidamente o investimento efetuado. Para tal, torna-se imprescindível encontrar a solução ideal para o aquecimento de piscina durante os meses mais frios.
As opções de aquecimento são numerosas e têm evoluído bastante nos últimos anos. À parte do aquecimento solar, o mais económico, mas também o único dependente de fatores incontroláveis como as condições atmosféricas, existem as seguintes soluções de aquecimento:
Bomba de Calor: A solução ideal e a mais económica. Tem um super-rendimento, visto que por cada 1kW consumido restitui cerca de 5kW à água. Ou seja, torna-se cinco vezes mais económico que o aquecimento elétrico.
Resistência Elétrica: Uma solução simples, de baixo investimento mas com um consumo elevado.
Permutador: Uma solução astuciosa que tira partido do sistema de aquecimento central da moradia para aquecer a água da piscina. De baixo investimento, tem algumas limitações, sendo uma delas a distancia entre a caldeira e a filtração.
Caldeira a Gás: A solução mais rápida de aquecimento mas também a que comporta o maior consumo energético.
A titulo comparativo, o quadro seguinte mostra-nos os consumos das diversas soluções apresentadas:
O aquecimento da água da piscina, através de Bomba de Calor, é cinco vezes mais económico do que o realizado por um Aquecedor Elétrico. Esta diferença chega a ser de 12 vezes para uma Caldeira a Gás.
Graças às Bombas de Calor das Piscinas Waterair, o aquecimento de piscinas deixou de ser um luxo. Podemos constatar que esta é a melhor solução para o ambiente e para a carteira, visto que ajuda bastante a economizar, tanto a nível de energia como de despesa. Com a fiabilidade e eficácia mais do que comprovadas, estas duas opções não provocam nenhuma poluição direta, preservando a assim a camada de ozono.
A sua instalação deve obedecer a um esquema semelhante ao aqui apresentado.
Contacte-nos e receba um estudo de implantação gratuito para a instalação de um sistema de um sistema de aquecimento de piscinas. Ganhe meses extra de bons mergulhos!
* Valores calculados com base das tarifas de custo energético em França em 2008.
Pergunto se a instalação de uma bomba de calor só terá o devido rendimento com uma cobertura da piscina. Obrigado
Efectivamente sim. Sem uma cobertura (flutuante ou alta) o calor gerado pela bomba de calor será perdido para a atmosfera durante a noite. A instalação de uma cobertura ajuda a reduzir bastante o consumo energético da bomba de calor.
Boa tarde, gostaria de obter mais informações sobre bombas de calor para piscina. Cumprimentos
Caro Sérgio, enviámos email.
Obrigada, Piscinas Waterair Portugal
Informação sobre valores de bomba para aquecimento da agua da piscana externa
10mt2 por 4.5
Cara Maria Alves, vamos responder ao seu pedido por email. Obrigada 🙂