Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Aquecimento de piscinas: como funciona e como instalar?

Aquecimento de piscinas: como funciona e como instalar?

O máximo conforto na utilização da sua piscina passa também pela temperatura da água, de forma a conseguir entrar na piscina sem qualquer constrangimento e aguentar mais tempo no interior da piscina.

Apesar de a sua piscina poder apanhar sol durante grande parte do dia, e de poder comprar capas térmicas que garantem entre +6º e +9º de temperatura na água, a verdade é que os sistemas de aquecimento de piscinas são a melhor forma para manter a água à temperatura desejada durante mais tempo, permitindo-lhe utilizar a piscina mesmo nos dias mais frios.

Se está interessado em aquecer a água da piscina, saiba como estes equipamentos funcionam e como instalar um na sua piscina!

Como funciona o aquecimento de piscinas?

Existem vários tipos de equipamentos de aquecimento de piscinas, com modos de funcionamento também eles diversos.

A solução mais económica é a bomba de calor, com um consumo muito baixo (5 vezes menos que um sistema elétrico). Equipada com condensador em titânio, estrutura em aço e revestimento epóxi, esta bomba de calor para piscinas aquece a água até 28º C.

Por outro lado, também pode optar por um permutador para aquecimento, uma solução inteligente que aproveita o calor do sistema de aquecimento existente em sua casa para aquecer a água da piscina

Existem ainda as resistências elétricas, que permitem aquecer a piscina com um investimento inicial reduzido, ou ainda uma opção para aquecimento solar de piscinas, que permite aquecer a água da piscina tirando proveito de uma energia gratuita. O aquecimento solar para piscinas é uma solução ecológica e estética, contando com um sensor de regulação automática da temperatura da água e sendo construído com materiais resistentes UV e de longa duração.

Como instalar um sistema de aquecimento de piscinas?

Para instalar um equipamento de aquecimento de piscinas, deve contactar uma empresa de piscinas certificada que venda e instale este tipo de equipamento, uma vez que pode não conseguir instalá-lo sozinho e acabar por danificar alguma peça do aparelho. Um equipa técnica experiente consegue orientar melhor todo o processo.

A instalação irá sempre diferir consoante o tipo de equipamento que escolher, mas, no geral, estes equipamentos devem manter uma distância mínima de 1,5m de qualquer obstáculo que tenha no jardim, como paredes, para que não se obstrua o fluxo de ar e diminua a eficiência do equipamento.

Do mesmo modo, deve afastar estes aparelhos de aquecimento de piscinas de quaisquer plantas, uma vez que, nas trocas de ar entre o equipamento e o meio ambiente, o aparelho pode acabar por acumular folhas, terra ou poeira que não só diminuem o rendimento do equipamento, como podem acabar por danificá-lo.

Também é muito importante que aparelhos de aquecimento como a bomba de calor fiquem sob uma base plana, de forma a manter um funcionamento mais estável e eficaz.

Agora que já sabe tudo sobre aquecimento de piscinas, contacte uma empresa de piscinas que garanta a instalação eficaz destes aparelhos e comece a aproveitar a sua piscina durante todo o ano!

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *