Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Qual a melhor orientação solar para a piscina?

Qual a melhor orientação solar para a piscina?

Quando decidir construir uma piscina no seu jardim, não importa somente pensar sobre fatores como o tamanho e formato da piscina ou os diversos acessórios com que deseja complementar esta construção.

A construção de uma piscina é um projeto que deve ser pensado ao detalhe, tendo em consideração pontos relacionados com as características do terreno, o imóvel e até o clima, de forma a tirar o máximo proveito da área destinada à construção.

Um destes fatores centra-se na definição da melhor orientação solar para a piscina, uma vez que a orientação em relação às incidências do sol pode beneficiar ou prejudicar a utilização da piscina, além de contribuir para o paisagismo do jardim.

Definir a melhor orientação solar para piscina

A orientação solar da piscina vai depender não só dos movimentos do sol em si, mas também da disposição urbanística da sua área de residência e do paisagismo do seu jardim.

Relativamente à incidência do sol, a melhor opção é construir a sua piscina na área do terreno que tenha maior incidência solar, não só para que possa aproveitar estes momentos de lazer com total conforto durante a maior parte do dia, como também beneficiar de alguns adereços perto da zona da piscina, como é o caso das espreguiçadeiras.

Assim, a melhor orientação solar para a piscina é a sua disposição a Sul, pois estas áreas beneficiam sempre do maior ganho solar, garantindo que estes ambientes ficam sempre mais quentes, tanto no verão como no inverno.

No entanto, também deve ter em consideração as possíveis sombras causadas por outras habitações vizinhas, ou mesmo por árvores ou construções altas que possa ter no seu terreno e que possam prejudicar a incidência do sol. Nestes casos, deve pedir o auxílio de profissionais experientes que o ajudem a encontrar a melhor solução para usufruir da sua piscina durante tantas horas quanto possível.

Projetos de paisagismo e jardinagem

Recorrentemente, a escolha da melhor orientação solar para piscina e outros pormenores relativos à sua localização e área envolvente inserem-se num projeto mais amplo de paisagismo e jardinagem, de forma a criar um jardim harmonioso em relação à habitação e que transmita a atmosfera pretendida.

Estes projetos devem ser orientados por uma empresa de paisagismo experiente, para que consiga resolver eficazmente certos problemas, como as sombras criadas pela existência de árvores grandes no seu jardim. De facto, a área envolvente da sua piscina deve ser uma zona mais ampla e livre, pois além de criarem sombras indesejadas, estas árvores também poluem mais a água da piscina, devido à queda frequente de folhas.

Assim, um projeto de paisagismo e jardinagem pode ser a solução ideal para garantir a criação de uma zona de piscina bonita, funcional e confortável!

Agora que já sabe como estabelecer a melhor orientação solar para a sua piscina, não adie mais a realização deste sonho! Contacte uma empresa especialista na construção de piscinas para que o possam auxiliar na escolha da melhor localização da piscina, em relação às condições do seu terreno.

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *