O formato circular surge mais imediatamente associado a piscinas elevadas acima do solo, com toda a sua estrutura montada e erguida sobre o terreno e sem fundações enterradas. Todavia, também é uma opção geométrica e esteticamente apetecível em modelos cravados na terra. Neste caso, por norma, são piscinas de fundo plano, mais ou menos profundo. Têm um enorme efeito decorativo em qualquer jardim e são maioritariamente vocacionadas para famílias e crianças, principalmente quando são pouco fundas. Fique a conhecer as vantagens e desvantagens de uma piscina redonda e conheça opções alternativas igualmente apetecíveis e de formato ergonómico e arredondado.
Piscina redonda – Vantagens
Estética – Um perfeito olho de água redondo tem um enorme impacto visual em qualquer jardim. É não apenas o centro das atenções como de toda a ação exterior em época de veraneio. Permite apetecíveis composições paisagísticas dificilmente replicáveis com outros modelos. Centralizam ainda toda a vida ao ar livre e torno da sua perfeita circunferência.
Eficiência – Pela sua geometria, onde tudo é cêntrico e equidistante, uma piscina redonda possibilita um fluxo de água ideal, bem como uma filtragem muito eficiente.
Solidez – Nos modelos acima do solo são uma opção sólida, resistente e autónoma, que se vale a si própria e logo se identifica como sendo uma piscina e não uma simples caixa, ou arrumo de jardim.
Piscina redonda – Desvantagens
As vantagens apontadas são mais difíceis de replicar em modelos de piscina enterrados.
Área – Uma piscina circular enterrada, pensada para dar, pelo menos, algumas braçadas e não ser apenas uma ‘banheira’ grande, exige uma maior área de jardim, para que não seja o único elemento do mesmo, esgotando toda a área disponível.
Localização – Torna-se mais difícil de encontrar o lugar certo no jardim para um gigante círculo, com uma estrutura que mede tanto de ‘largura’ quanto de ‘comprimento’, principalmente em terrenos mais exíguos e de perímetro retangular. Uma questão que não deve esquecer o entorno, zonas de passagem e fluxo de circulação à sua volta, opções de jardinagem, posicionamento da casa para as máquinas e de apoio à piscina, forma e localização do deck… As zonas em torno de uma piscina redonda são mais difíceis de ajustar e podem resultar pouco cómodas.
Equipamentos – Pode tornar-se complexa e frustrante a tarefa de proteger a piscina e a área envolvente. Coberturas e sistemas de proteção de barras, bem como barreiras de segurança em torno, para evitar descuidos de crianças, idosos e animais de estimação, são mais difíceis de se ajustar à circularidade.
Modelos irresistíveis
Formatos arredondados, ergonómicos, contornos curvilíneos e adaptáveis à topografia dos terrenos, ao layout das moradias e ao paisagismo circundante ajustam-se, na Marpic, a um catálogo de possibilidades que, não sendo infinito, dá, de facto, resposta a todos os gostos, propósitos e desejos. Tudo isto sem comprometer o sonho de conseguir a piscina perfeita para qualquer tipo de terreno ou propósito.
Modelos em… boa forma:
Quatro formatos genéricos: Oval, Retangular, Slim e Forma Livre agrupam uma vasta gama de tipos de piscinas, que podem ainda ser personalizadas.
Modelos ovais, por facilitarem a circulação da água, primam pela poupança energética.
As versões retangulares são os mais versáteis, adaptando-se a qualquer formato de terreno e a qualquer finalidade, natação ou pura diversão.
Piscinas slim, bem mais compridas do que largas, são especialmente concebidas para duas situações bem definidas: a prática da natação, com comprimento para várias braçadas, ou jardins estreitos. Neste caso, permitem um espaço de lazer familiar sem comprometer a totalidade do espaço livre.
A forma livre, ergonómica, alveolar e arredondada, com linhas curvas e suaves, integra-se facilmente em qualquer estilo de casa ou jardim e, quando devidamente dimensionadas, permitem o exercício físico desejado, bem como atividades lúdicas. Podem, mesmo, seccionar áreas mais adequadas ao primeiro e às últimas.
A oferta é vasta e vai desde modelos slim com vocação lap pool, para permitir largas braçadas e verdadeiro treino de natação, a modelos ergonómicos, arredondados, com diferentes profundidades e escadas, que se assumem como o centro nevrálgico da atividade lúdica. Seja qual for o sonho, o propósito e o possível, em função de restrições de área, há opções apelativas, incrivelmente sexy, capazes de valorizar qualquer tipo de jardim.
Os modelos de piscinas da Marpic, que tem como parceiro a Waterair, não apenas contemplam versões enterradas ou semi-elevadas acima do solo – para o desejado ajuste ao terreno, qualquer exigência estética ou um maior efeito dramático no layout geral –, como apresentam uma diversidade de formatos, dos mais clássicos aos mais dinâmicos. Estruturas de construção sustentável e com 20 anos de garantia, entregues nas mãos de uma equipa profissional e inspirada que há já 30 anos constrói piscinas em Portugal continental e ilhas.
Não adie o seu sonho. Contacte-nos e vamos falar de piscinas e sonhos realizados.