Marpic,Lda - Urb. Vale do Alecrim, Lt. 113 Apartado 501 2959-909 Pinhal Novo info@marpic.pt
+351 21 238 98 80

Como realizar o tratamento de piscina aquecida?

Como realizar o tratamento de piscina aquecida?

As piscinas aquecidas são o sonho de qualquer pessoa, não só porque aumentam o conforto térmico na utilização, como também permitem usufruir da piscina durante todo o ano!

No entanto, é importante ter em mente que o tratamento de uma piscina aquecida exige alguns cuidados especiais. Nestes casos, deve haver um acompanhamento ainda mais rigoroso de fatores como a alcalinidade, o pH e níveis de cloro, e a filtração deve ser mais eficiente, uma vez que a mudança na temperatura afeta o comportamento da água e de algumas substâncias químicas, formando um ambiente propício à criação de bactérias, algas e microorganismos se não for devidamente tratado.

Se tem um sistema de aquecimento na sua piscina ou está a pensar instalar um, saiba agora como se deve realizar o tratamento de piscina aquecida!

  • Controlo diário dos níveis de pH e alcalinidade

Se numa piscina não aquecida poderá controlar os níveis de pH e alcalinidade de 3 em 3 dias, numa piscina aquecida o ideal será fazê-lo diariamente!

O pH e a alcalinidade são dos indicadores mais importantes da qualidade da água da piscina, ajudando ainda a que os produtos de tratamento da água possam agir conforme o esperado. O aumento da temperatura da água pode afetar esses índices, que podem demorar um pouco até estabilizarem, pelo que é importante proceder ao seu acompanhamento.

Para assegurar a eficácia do tratamento de piscina aquecida, o ideal é que os parâmetros de pH estejam sempre entre 7,0 e 7,4 e os de alcalinidade (TAC) entre 80 e 150 ppm.

  • Atenção aos níveis de cloro!

Quando falamos em piscinas com água quente, é necessária uma atenção redobrada aos níveis de cloro na água. Isto porque a decomposição do cloro e a evaporação da água acabam por ser acelerados pela temperatura mais elevada.

Como tal, é natural que seja necessário conferir e corrigir esses níveis com uma frequência maior: de hora a hora quando o sistema for ligado e, depois de a temperatura estabilizar, de 12 em 12 horas, de forma a assegurar que a água se mantém em totais condições de salubridade.

  • Limpeza mais frequente

Por fim, o tratamento de piscina aquecida implica ainda a limpeza das paredes, escadas, borda e fundo da piscina, bem como do espaço envolvente.

A temperatura mais alta vai fazer com que os utilizadores da piscina libertem mais suor, que acaba por se acumular nas bordas e outras superfícies secas e contribui para o surgimento de incrustações, manchas e áreas de concentração de oleosidade e outras impurezas. Assim, deve proceder à limpeza da sua piscina aquecida pelo menos uma vez por semana, retirando impurezas da água, como folhas ou outros resíduos, e aspirar as paredes e fundo da piscina, de forma a garantir uma higienização mais profunda do espaço.

O correto tratamento de piscina aquecida permite-lhe manter a água sempre saudável e prolongar o seu tempo de uso! Se precisar de mais informações sobre como realizar a manutenção da sua piscina aquecida, ou se deseja instalar algum equipamento de aquecimento da água, contacte já uma empresa de piscinas experiente, para que o aconselhem sobre as melhores práticas ou equipamentos consoante as suas necessidades e o tamanho da sua piscina.

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.